Pesquisa no blog

contador de visitas

contador de visitas visitas ate agora

chat

quarta-feira, 18 de maio de 2011

nave da nasa


A Nasa (agência espacial americana) cancelou o lançamento da nave Endeavour, que estava previsto para as 16h47 (horário de Brasília) desta sexta-feira (29). A operação foi adiada para a tarde da próxima segunda-feira (2). O adiamento frustrou as expectativas de milhares de pessoas – entre elas o presidente Barack Obama – que foram ao Cabo Canaveral, na Flórida (EUA), para ver o lançamento.
A Nasa adiou o voo por falhas em dois aquecedores da unidade de potência auxiliar 1 (APU, na sigla em inglês), cuja origem precisa ser investigada. O diretor de Lançamentos da agência, Mike Leinbach, explicou que os erros foram detectados de última hora, durante os procedimentos de manutenção feitos antes do voo.
Os técnicos tentaram consertar os problemas, mas não foi possível terminar tudo a tempo. Apesar de o Endeavour ter três unidades de potência auxiliar, a Nasa explicou que se trata de uma peça fundamental para os sistemas de controle e aterrissagem da nave.
Essa será a última viagem da Endeavour ao espaço antes de sua aposentadoria – a nave será o segundo ônibus espacial aposentado em 2011. Em março, a Discovery fez sua última viagem após 26 anos de operações. A última a se retirar será a Atlantis.
Os ônibus espaciais norte-americanos serão aposentados por questões de orçamento, custos e segurança – em 2003, um acidente com a nave Columbia, que se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra, matou sete astronautas. Em 1986, a Challenger explodiu logo após o lançamento, também matando sete pessoas.
Mas o governo do país ainda não conseguiu definir um programa para a substituição dessas naves – uma das alternativas deve ser o incentivo para que empresas privadas se encarreguem de desenvolver veículos para missões espaciais.
Após o fim dessas naves, os EUA vão depender das russas Soyuz para levar seus astronautas à estação espacial até que um lançador americano fique pronto, algo que não deve acontecer até 2015.

pessoas visitando o site agora